Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  
 IVS RECEBE DIPLOMA DE ELEVADA QUALIDADE NO ÂMBITO DO PROJETO ECO-ESCOLAS
26 de março de 2015

O bom desempenho ambiental do Instituto Vaz Serra foi reconhecido com a atribuição do Diploma de Elevada Qualidade, no âmbito do programa Eco-Escolas.

O Instituto Vaz Serra é uma das escolas que desde cedo aderiu ao Programa Eco-Escolas.

Desde o ano letivo de 2004/2005 que a nossa escola integra este projeto, tendo vindo a ser galardoada, sem interrupção, desde o ano letivo 2007/2008.

O Eco-Escolas é um programa internacional desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Este programa fornece metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Para além da comunidade escolar, o programa Eco-Escolas assenta numa estratégia de parceria com outras entidades que, de alguma forma, contribuam para a coerência do projeto. São parceiros do Programa Eco-Escolas do IVS, entre outros, a Câmara Municipal da Sertã, a Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, a Rádio Condestável, a Associação de Pais, e a empresa Valnor.

No presente ano letivo já foram desenvolvidas as seguintes atividades:

  1. Participação no programa Geração Depositrão - fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas, o projeto Geração Depositrão visa (in)formar as crianças e jovens, e através deles a população em geral, acerca da importância do adequado encaminhamento dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas e lâmpadas;
  2. Recolha permanente de pilhas (participação no projeto “O pilhão vai à escola”), com especial referência para a campanha do final de 2014, destinada a doar ao Instituto Português de Oncologia (I.P.O.) um aparelho de tratamento para doentes oncológicos;
  3. Recolha de tinteiros usados;
  4. Comemoração do dia Eco-Escolas “World Days of Action”, em que o IVS elegeu a preservação das camélias do jardim da escola como mote da campanha;
  5. Participação no concurso "...um Flash no Ambiente" da responsabilidade da empresa Valnor.
  6. Comemoração dos dias Mundial da Água, da Floresta e da Árvore;
  7. Realização de várias palestras e sessões de esclarecimentos sobre reciclagem e valorização de resíduos sólidos urbanos para os alunos dos diferentes anos.
  8. Visitas de estudo à Estação de Tratamento de Águas de Cabril e Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos de Avis.
  9. Plantação de árvores no jardim da escola;
  10. Criação de uma horta biológica;
  11. Campanha de sensibilização para a consolidação dos hábitos de separação de resíduos no refeitório da escola, no decorrer do almoço;
  12. Participação no concurso “Sim, as grandes ideias florescem na primavera”.

Por ter obtido elevada pontuação numa auditoria externa realizada no ano letivo transato, foi atribuído ao Instituto Vaz Serra o Diploma de Elevada Qualidade, no âmbito deste programa. Este diploma foi apresentado à comunidade escolar no passado dia 20 de março. Foi também descerrado um painel de azulejos alusivo às boas práticas da escola e hasteada, com solenidade, a bandeira Eco-escolas.

A comunidade do IVS está de parabéns pelo bom trabalho na proteção do ambiente.




Arquívo de Notícias
Notícia Anterior (CEF LEVA SUPORTE BÁSICO DE VIDA À COMUNIDADE EDUCATIVA)
    
© Instituto Vaz Serra. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 274 800 060 | Fax: +351 274 800 069 | Email: geral@ivs.pt | GPS: (brevemente)
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica