Página Inicial
Acesso Reservado
Contacte-nos
Inscrições Online
  
  

As academias pretendem criar oportunidades de complemento e enriquecimento curricular aos alunos da escola. Simultaneamente, nalguns casos, as academias podem apoiar alunos com mais dificuldades na aquisição de competências básicas. Cada academia é assegurada por dois ou mais professores, com tempos da componente não lectiva do seu horário. Os alunos inscrevem-se, facultativamente, nas academias no acto da matrícula e confirmam a sua inscrição no início do ano lectivo. Nalgumas situações, os conselhos de turma propõem alunos para a frequência de academias, tomando, neste caso, essa frequência, um carácter de obrigatoriedade. Essas propostas deverão incidir, apenas, sobre situações pontuais, de resolução breve, na superação de capacidades e ou de competências fundamentais. Apenas estes alunos serão alvo de avaliação formal por parte dos responsáveis pela academia. Todos os alunos terão de proceder à auto-avaliação periódica.

O funcionamento das Academias ocorre fora do horário lectivo dos alunos. As Academias funcionam preferencialmente à quarta-feira, das 14:15 às 15:45 e das 15:55 às 17:25 e em outros dias da semana no período da tarde e à hora de almoço, em contra horário aos dos alunos. Todas as academias possuem espaço próprio e os recursos necessários ao seu funcionamento.

 

A criatividade é uma capacidade inata que pode ser desenvolvida através do ensino, utilizando diversas metodologias, nomeadamente as de carácter mais lúdico. Partindo do princípio que todos são potencialmente criativos, o que é preciso é proporcionar a oportunidade e os meios favoráveis para despertar essa criatividade. As Academias pretendem ser um espaço aberto onde os alunos possam experimentar, descobrir, criar. Todas as actividades aqui desenvolvidas deverão ser potencializadoras do espírito criativo dos alunos.

 

 

 Objectivos Gerais das Academias

 

Ocupar os tempos livres dos alunos em actividades de enriquecimento curricular;

Incutir e desenvolver o espírito experimental, e de iniciativa;

Fomentar o desenvolvimento de competências orientado para a resolução de problemas;

Fomentar a criatividade e o espírito crítico;

Desenvolver o sentido estético/ético;

Reconhecer a importância de transformação de materiais;

Aprender a reflectir e respeitar o Património Histórico/Cultural.

 

Academia das Artes Academia das ciências do ambiente
Academia de Línguas Estrangeiras Academia de Leitura
Academia de Matemática por você.
Academia de Música Academia de Xadrez
Academia de Teatro

  

    
© Instituto Vaz Serra. Todos os direitos reservados. Condições de Utilização.
Tel: +351 274 800 060 | Fax: +351 274 800 069 | Email: geral@ivs.pt | GPS: (brevemente)
Página Inicial |  Acesso Reservado |  Contactos |  Mapa do Site |  Ficha Técnica